quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Testando a resposta de um circuito no Proteus

Foi realizado um pequeno teste no programa "Proteus", a fim de verificar o funcionamento do PIC e a resposta de um circuito básico numa simulação.

O circuito montado para testar as entradas e saídas segue abaixo:

 imagem 1 : Print de uma simulação no software Proteus






domingo, 14 de setembro de 2014

Curiosidade - Energia Fotovoltaica

Atualmente existe uma grande preocupação com a economia de energia, então uma solução é utilizar a energia solar, que é uma energia limpa, inesgotável e que pode suprir uma demanda mundial de energia. Segundo o site:http://www.ecocasa.com.br/tecnologia-ambiental-em-energia-fotovoltaica.asp "a energia solar incidente sobre a Terra é milhares de vezes superior a demanda total do planeta, bastando apenas 12 minutos de irradiação solar para suprir a demanda anual de todo o planeta."

imagem extraída de: http://www.americadosol.org/wp-content/uploads/2010/07/foto.png

A obtenção de energia a partir do sol pode acorrer inclusive em dias nublados, porem é claro, com menor eficiência. A produção de energia a partir da radiação solar acontece através de um processo fotoquímico, onde utiliza-se células fotovoltaicas ou solares, provenientes de elementos semicondutores (na maioria dos casos o silício).

Segundo o site:http://www.ebes.com.br/Energia-Fotovoltaica/Default.aspx,   "...Quando a luz solar incide sobre uma célula solar, os elétrons do material semicondutor são postos em movimento, permitindo que uma corrente elétrica flua, bastando para isso que se tenha um circuito elétrico fechado conectado a um aparelho consumidor de energia, ou à rede elétrica..."

Os painéis solares são fabricados basicamente com alumínio e vidro, e possuem uma vida útil de mais ou menos 25 anos.

imagem extraída de:http://www.blue-sol.com/energia-solar/wp-content/uploads/2014/09/top_energia_fotovoltaica.jpg

Assim temos uma boa maneira de se economizar energia, e também uma solução para áreas isoladas, onde não existe rede elétrica, ou que seu custo seja muito alto.

A seguir segue um pequeno vídeo explicando um pouco mais sobre o assunto, de uma forma resumida:



vídeo extraído de:https://www.youtube.com/watch?v=S7XuLW1QZew


informações retiradas dos sites: 
-http://www.ecocasa.com.br/tecnologia-ambiental-em-energia-fotovoltaica.asp
-http://www.ecocasa.com.br/energia-solar-fotovoltaica.asp
-http://www.neosolar.com.br/aprenda/saiba-mais/energia-solar-fotovoltaica
-http://www.ebes.com.br/Energia-Fotovoltaica/Default.aspx

Para maiores informações acesse os sites acima.





Curiosidade - Cisternas

 Ao realizar uma pesquisa sobre o tema, encontramos algumas informações sobre cisternas. A seguir segue um trecho do site: http://www.ecocasa.com.br/

"A cisterna ou reservatório de armazenamento é o principal elemento de um projeto de aproveitamento de águas pluviais, esta pode variar em volume e material de que é feita, podendo ser construída em alvenaria ou adquirida no mercado em material pré-fabricado como plástico, fibra de vidro, etc. As cisternas em alvenaria devem seguir orientações de um projeto executivo, sejam as de alvenaria mista, sejam as de concreto armado, seu dimensionamento deve seguir as orientações do projeto de aproveitamento de águas pluviais e devem contemplar ainda as entradas e saídas para os tubos e uma escotilha de acesso para manutenção e limpeza. Já as cisternas pré-fabricadas devem, além de possuir os pontos determinados para as conexões hidráulicas e acesso ao seu interior, permitir que sejam enterradas sem a necessidade de obras de contenção, pois estas agregam ao projeto custos desnecessários, o material de que são fabricadas deve garantir a qualidade da água armazenada por longos períodos de tempo. Em geral uma cisterna adequada ao armazenamento de água da chuva por longos períodos, deve contemplar:"
  • "Pouca variação da temperatura interna (motivo de se recomendar que sejam enterradas);
  • Bloqueio de entrada de luz solar para evitar a proliferação de algas;
  • Sustentação estrutural quando permanecerem vazias durante períodos de estiagem;
  • Impermeabilidade e resistência a vazamentos da água armazenada."


imagem extraída de: http://www.ecocasa.com.br/acpu_img/esquema-de-funcionamento-vf1.jpg

Sobre a questão da economia ao se utilizar uma cisterna, não existem valores exatos, pois dependem dos tipos e tamanhos, mas estima-se que num cenário industrial o retorno do investimento demora 2 anos, e no caso residencial 5 anos. Portanto trata-se de uma investimento a longo prazo, mas que colabora muito com o meio ambiente, podendo em alguns casos diminuir o consumo de água da rua em até 50%.

Informações e trechos retirados dos sites: http://www.ecocasa.com.br/cisternas.asp
                                                                   http://www.ecocasa.com.br/aproveitamento-de-agua-de-chuva.asp


Projeto - Ideia Inicial

Nos dias atuais, vemos cada vez mais preocupações com a economia de energia e recursos naturais. Tendo isto em mente, resolvemos criar uma 'Casa Inteligente', onde pretende-se colocar diversos dispositivos para re-aproveitamento de água e melhor uso da energia elétrica.

 Ao longo do desenvolvimento do projeto, pretende-se implantar diversos circuitos, a medida do possível. As ideias inicias são:
 

-Criação de uma cisterna: a caixa normal será responsável por alimentar as torneiras e o chuveiro do interior da casa, já a cisterna alimentará o vaso sanitário, a maquina de lavar roupa, irrigação do jardim e torneira do quintal. Por exemplo, quando for necessário abrir a torneira, o circuito verificará se existe água na cisterna, caso essa agua acabe é pego os recursos diretamente da caixa de água ou da rua.


-Painel de aquecimento e um sistema de armazenamento da água: essa água será utilizada no chuveiro e na pia da cozinha.

-Painel Fotovoltaico: painel para captação da luz solar e armazenamento da energia em baterias. Assim quando o usuário for ligar uma lâmpada, irá primeiro utilizar a energia armazenada.

-Sistema inteligente de acionamento de luz elétrica: verificação da luz interior da residência, para assim aproveitar melhor a luz externa, abrindo cortinas, ou teto solar. 

-Sistema de alarme integrado com painel elétrico: ao acionar o alarme, o sistema também desliga todas as tomadas, com exceção das de uso especial (refrigerador ou demais que o usuário solicitar), assim não deixando equipamentos em stand by e também prevenindo queimas por descargas elétricas.

-Sensor de Corrente: uma espécie de circuito para monitorar o uso de energia na casa.

Todas essas medidas podem proporcionar uma grande economia a longo prazo e também melhorar o conforto em algumas situações.

Essas foram as ideias iniciais, lembrando que, iremos realizar a implantação das mesmas aos poucos, podendo assim o projeto final apresentar variações, contendo recursos diferentes dos descritos aqui. 

Objetivo

Neste semestre devemos realizar um projeto que englobe as disciplinas estudadas, e por meio deste blog faremos as atualizações do andamento e desenvolvimento do mesmo.

Aqui temos a possibilidade de postar imagens, vídeos, curiosidades, entre outras coisas que não poderiam ser apresentadas num trabalho convencional.

Esperamos realizar um bom trabalho e aprender coisas novas com o desenvolvimento do protótipo.  

Quem Somos

olá,

Somos estudantes do 8º semestre do curso de Engenharia Elétrica da Universidade São Francisco.

Nossos Nomes:

Danilo C. Pinheiro;
David L. M. F. Guimarães,
Juliano K. Ferreira;
Murilo Montico;
Tiago J. de Campos